Qatar finaliza compra de 49% de 2ª maior aérea italiana


Resultado de imagem para qatar meridiana

A Qatar Airways acaba de anunciar que concluiu a aquisição de 49% de participação companhia italiana Meridiana. O acordo já havia sido sinalizado em fevereiro de 2016, quando um memorando de entendimento foi assinado entre a companhia árabe e o grupo Alisarda, a quem pertence a aérea italiana. O negócio, porém, só foi finalizado na última semana. A Alisandra manteve os demais 51% da aérea.

Resultado de imagem para qatar meridiana

Segundo a Reuters, com o acordo, a Qatar Airways deve "expandir de forma massiva" a Meridiana, que já ocupa a posição de segunda maior companhia do país, atrás da Alitalia. O negócio incluiria um relançamento da aérea com novas aeronaves fornecidas pela companhia árabe, tanto de corredor único quanto de corredor duplo, permitindo uma expansão da rede italiana na Europa e internacionalmente, teria dito à Reuters o CEO da Qatar, Akbar Al-Baker.

Imagem relacionada

Ainda de acordo com o executivo árabe, a Meridiana deve começar a receber nos próximos meses aeronaves widebody (fuselagem larga) como Boeing 787 e Airbus 330, além de aviões narrowbody (fuselagem estreita), como B737 MAX, todos encomendados pela Qatar Airways.

Resultado de imagem para qatar meridiana

Os termos de contrato dos funcionários da Meridiana, incluindo salários, benefícios e horários de trabalho, foram renegociados como condição para o negócio ser fechado, disse Al-Baker. Não foi especificado como seriam os termos, mas o CEO da Qatar explicou que as mudanças foram fruto de uma "conversa franca com os sindicatos", que teriam sido "muito complacentes".

Resultado de imagem para qatar meridiana

Vale lembrar que o memorando inicial, assinado no ano passado, colocava como condição de compra a redução de 900 vagas de trabalhadores na aérea italiana.

Resultado de imagem para qatar meridiana

"Eles perceberam que não vamos apenas encolher a companhia aérea no início, mas também expandi-la massivamente para se tornar a verdadeira operadora nacional da Itália", disse Al-Baker.

Comentários